Carro exclusivo para cadeirantes é lançado

Elbee revoluciona a relação entre pessoas em cadeira de rodas e os automóveis.



Quem depende de uma cadeira de rodas para se locomover tem uma série de limitações, das quais percorrer grandes distâncias é uma das maiores. Ir e vir é uma atividade dispendiosa, que requer a participação de mais alguém ou é uma verdadeira epopeia junto ao transporte público ainda ineficiente.


Esse cenário ganhou um aliado em favor de sua mudança. O Elbee, carrinho desenvolvido especificamente para cadeirantes, promete dar um salto na qualidade de vida de quem está nessa situação. Apesar dos carros adaptados já existirem há tempos, nenhum deles oferece tanta praticidade quanto o recém lançado modelo europeu.


Um criativo grupo de engenheiros da República Tcheca trabalhou no projeto, que levou dez anos para ter condições de circulação e comercialização. O principal desafio, e hoje principal vantagem, foi conceber o Elbee para acolher o cadeirante diretamente no cockpit. A solução encontrada foi uma porta estilo avião de carga. O usuário acessa uma rampa que se abre junto de um alçapão frontal, e entra no carro. Sentado em sua cadeira de rodas, é possível ter acesso a todos os comandos do veículo com as mãos.


As dimensões do Elbee também facilitam a locomoção e o estacionamento. Medindo um pouco mais de 1,3m de largura, o carro se encaixa facilmente nas vagas disponíveis. O modelo atinge velocidade máxima de 80km/h, pesando 400kg. Ainda não já previsão de venda no Brasil, mas na Europa seu preço é de cerca de R$45.000,00.


Acesse o site do Elbee e conheça mais sobre esse revolucionário sobre quatro rodas! http://www.elbee.cz/en/



Nenhum tag.
Palavras-chave
Recentes