Estudantes criam cadeira de rodas elétrica que sobe escadas

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover costuma conviver com os mais diversos obstáculos, sendo muitos deles causados pela falta de preparo e acessibilidade nas cidades. Mas, se ainda pode demorar para que o mundo se adapte às dificuldades de locomoção enfrentadas por muitas pessoas, algumas soluções já estão sendo pensadas para facilitar a vida de quem depende de uma cadeira de rodas.

Foi assim que surgiu o protótipo desta cadeira que permite que seus usuários subam e desçam escadas sem precisar da ajuda de ninguém. A ideia, chamada de Scalevo, foi uma criação dos estudantes da Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts. O protótipo funciona com uma esteira semelhante à usada em tanques de guerra, que é capaz de escalar os degraus e superar obstáculos que apareçam pelo caminho. Ao subir e descer escadas, o cadeirante pode ajustar a inclinação do corpo para evitar quedas.

Outros itens que proporcionam segurança extra são luzes dianteiras e traseiras para facilitar a locomoção à noite, além de dois conjuntos extras de rodas que facilitam a transição da escada para o solo plano. Por enquanto, o produto ainda está em fase de finalização, mas espera-se que ele seja lançado até a próxima Cybathlon, um campeonato suíço para pessoas com deficiência com foco em tecnologia robótica, que deve ocorrer no dia 8 de outubro deste ano.

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2015/06/estudantes-criam-cadeira-de-rodas-eletrica-que-sobe-escadas/

Imagem: Divulgação

#estudantes #cadeirante #cadeiraderodas #pcd

Nenhum tag.
Palavras-chave
Recentes